Infertilidade pode atingir até 14 milhões de brasileiros, diz médico

O médico especialista em reprodução humana Sebastião Torquato informou há pouco que entre 12 e 14 milhões de pessoas sofrem com infertilidade no Brasil. Ele disse ainda que 12% da população mundial terão dificuldade para ter filho em alguma fase da vida.
“O Estado é uma ‘mãe’ para quem não quer ter filhos. Hoje, quem tem 25 anos, dois filhos e sabe dizer o próprio nome pode ser esterilizado, de acordo com a lei. Mas o Poder Público pouco faz quando o casal quer engravidar”, criticou.

A declaração foi dada durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família que discute o acesso à reprodução assistida de casais com problema de infertilidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico afirmou também que a infertilidade pode ser considerada quando o casal tenta engravidar durante um ano e não consegue. “Isso é considerado doença pelas sociedades médicas europeia e norte-americana”, comentou.

Segundo Torquato, no auge da fertilidade, aos 25 anos, a mulher tem 25% de chance de engravidar a cada mês. Já aos 40 anos, a chance cai para 5%. “Adiar a primeira gravidez é um risco muito grande”, declarou.

Fonte: Agência Câmara
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics