Gerente de redes sociais, a profissão do momento

Já pensou em trabalhar o dia inteiro plugado no Facebook, Twitter ou outras sem o chefe reclamar do seu desempenho, pois agora você pode ser um gerente de redes sociais acredite o cargo existe.

A construtora Tecnisa, de São Paulo, foi a primeira a criar o cargo de gerente de redes sociais, em 2007. O publicitário Roberto Aloureiro assumiu a função e hoje administra 11 redes, como Twitter, Facebook e Formspring, ferramenta de perguntas e respostas utilizada para atender estudantes universitários. De 2007 para 2010, a busca pelo site da Tecnisa aumentou 280%. “Esse profissional será cada vez mais importante porque as redes sociais vão ser tão essenciais quanto um SAC”.


Saiba o que faz, onde atua e qual o perfil dos profissionais que trabalham com mídias sociais.

As empresas passaram a ficar de olho nas redes desde que perceberam o impacto da livre circulação de suas marcas na internet. Começaram a monitorar o que os usuários falavam a respeito delas. Surge assim o profissional de mídias sociais.

Atualmente, o trabalho deste profissional vai além de desvendar o que pensa o seu cliente. “Elabora-se conteúdo, porque é a partir dele que nos relacionamos com o público. Ao mesmo tempo, monitora-se o posicionamento dos perfis corporativos na internet”.

                                                   Entrevista Contrustura Tecnisa
 
Raio-X do profissional de mídias sociais

O que faz
Estuda o público, planeja e desenvolve campanhas, elabora conteúdo, divulga produtos, serviços ou marcas, gera relacionamento com o cliente por meio das redes. Monitora o que o público diz a respeito da empresa, responde dúvidas e críticas, mensura resultados (ranking dos perfis organizacionais na internet).

Onde atua
Empresas públicas, privadas e organizações não-governamentais de qualquer ramo. Em regime CLT ou como prestadores de serviço (Pessoa Jurídica).

Plataformas de relacionamento
O profissional da área elabora conteúdo para o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Flickr etc. Normalmente, as empresas geram relacionamento nas redes mais populares. A definição da mídia depende do perfil organizacional e do cliente.

Formação
Grosso modo, quem trabalha com mídia social é formado em Comunicação ou áreas afins - Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas. Contudo, profissionais de diversas áreas podem atuar na função. Não há graduação em redes sociais, mas algumas universidades vêm realizando cursos de especialização na área.

Competências
Domínio da comunicação escrita. Bom relacionamento interpessoal: o engajamento e a transparência nas relações são fundamentais. Proatividade. Visão estratégica. Conhecimento nas áreas de comunicação e marketing; em tecnologias específicas, internet e suas ferramentas. O profissional de redes sociais deve ficar de olho nas tendências. Seu perfil pessoal na internet é seu portfólio.

Salário inicial
Varia de empresa a empresa podendo ir de R$ 1,5 mil R$ 3,0 mil inicial

Fontes: André Telles, CEO (executivo-chefe) da Mentes Digitais, autor de “A revolução das mídias sociais” (M.Books, 2010), youtube
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics