Cuidado com bronzeadores caseiros

A chegada da estação quente aumenta o desejo de ficar com a pele bronzeada. O problema é que muita gente afoita pelo tom dourado recorre à técnicas caseiras de bronzeamento. Os dermatologistas alertam que o método pode ameaçar a saúde da pele com envelhecimento precoce, queimaduras e até causar doenças mais graves.Manchas, envelhecimento precoce e até câncer podem ser provocados pelo método.

O uso de bronzeadores caseiros, como óleo de cozinha, coca-cola, folha de figo, entre inúmeros outros, pode causar danos irreversíveis e até o câncer de pele, já que a pele fica totalmente desprotegida, explica a dermatologista Priscilla Campi. O número de pessoas que são atendidas em hospitais durante o verão com queimaduras de 1º, 2º e até 3º grau é enorme, explica a especialista.

Bronzeador caseiroFazer uso das técnicas, pode provocar manchas na pele, além disso o bronzeado conquistado com estes métodos saem rapidamente e deixam a pele descascando, com "aspecto de casca de laranja". O bronzeado adquirido por estes meios não é duradouro, pelo contrário, em poucos dias a pele começa a descamar e pode deixar manchas pelo resto da vida, ressalta. O correto para manter a cor dourada por mais tempo é tomar sol de forma gradativa, evitando o horário entre às 10h e 16h.
   
A melhor dica para quem quer tomar sol, é o uso do protetor solar já indispensável. Ele não deve ser exclusividade para pessoas de pele clara. Ir à praia sem proteção nenhuma é um ato de total irresponsabilidade. Além dos protetores, que filtram a luz e deixam penetrar apenas os raios não-nocivos, existem os bloqueadores, com um FPS maior que 30 e que, além de filtrar, refletem os raios. Na hora de se expor ao sol é obrigatório o uso do protetor ou bloqueador, mas para ter eficácia, ele deve ser aplicado da maneira correta e pelo menos meia hora antes da exposição. Estudos mostram que a dosagem para obter o fator de proteção indicado nas embalagens, é necessário que cada centímetro quadrado do corpo receba, pelo menos, 2 mg do produto e é imprescindível ficar atento ao tempo de reaplicação. 

Bronzeador caseiro
O rosto deve receber um cuidado especial, pois a pele nessa região é mais sensível. Não se pode esquecer lugares como pés, mãos e orelhas, que geralmente não são lembrados durante a aplicação dos filtros solares. Se houver o contato com a água ou transpiração, o produto deve ser aplicado novamente. É importante, também, escolher o produto de acordo com o tipo de pele: para as mais secas, cremes e loções, já para as mais oleosas, gel ou loções mais suaves. Apenas unindo esses cuidados e respeitando os horários em que o sol é menos agressivo, já é possível evitar insolações, queimaduras, alergias, câncer de pele e, a longo prazo, o envelhecimento precoce.

Fonte: Minha Vida
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics