Mtr: analisando redes de computadores

Precisando saber aonde sua rede esta perdendo pacotes ou se você já esteve na seguinte situação: Ligou o PC e não acessa um determinado site, ligou para o suporte e o atendente pede para reiniciar seu modem sendo que as vezes nem testaram o problema, saiba que você pode tirar suas dúvidas e achar o culpado de modo fácil com o MTR, depois é só pegar os resultados e ir pra cima do culpado seja quem for, vale a dica.


"Mt combina a funcionalidade dos programas traceroute e ping em uma ferramenta única rede de diagnóstico." E é muito legal.Ao iniciar, o mtr verifica a conexão entre o host de origem (localhost por exemplo), até um host de destino. O mtr traça os resultados dos comandos de acordo com o host name verificando o percentual de perdas e tempos de reposta.

Como ping, que envia "echo" pacotes a partir de sua máquina para a máquina alvo para medir a latência e perda de pacotes no caminho da rede, mas exibe continuamente estatísticas atualizadas em tempo real como ele opera.
  
Como traceroute, ele mostra os nomes ou endereços IP de cada máquina ao longo do caminho de rede, também atualizar essas estatísticas para cada máquina.

Poderá gostar :

Ping: analizando redes de computadores

Simplificando os protocolos da camada OSI ou TCP/IP

 

 Instalando:

 

1) No console (como super-usuário):

# apt-get -f update

2) # apt-get -f install mtr

3) Depois novamente:

# apt-get -f update

ou

sudo apt-get install mtr


Aí é só testar utilizando o comando "mtr host_a_testar":

Exemplo:
$ sudo mtr yahoo.com
ou
# mtr yahoo.com


Após o comando, ele traça a rota até o destino e 'pinga' os hosts intermediários. A tela então é dividida em 8 colunas:

Host - ip ou nome da máquina;
Loss% - porcentagem de pacotes perdidos;
Snt - (Sent) Pacotes enviados ao host;
Last - Tempo de resposta do último pacote enviado;
Avg - tempo médio de todos os pacotes da estatística;
Best - Melhor tempo;
Wrst - (Wrost) Pior tempo;
StDev - (Standard Deviation) desvio-padrão.

Deve-se ter cuidado com o uso, porque ele pode gerar grande tráfego na rede, já que trabalha com cada host.

Outras três opções interessantes, são as opções -i –n e -a, a primeira diz o intervalo em que serão enviados os pacotes, por exemplo, para enviar os pacotes de três em três segundos, utilizamos:

teste:/tmp$ mtr -i 3 www.google.com

A opção -n é utilizada para que não sejam resolvidos nomes,e a opção -a, para especificar o endereço de saída, por exemplo, se quisermos que nosso teste seja realizado através de um segundo link de internet localizado no device eth2, devemos prosseguir da seguinte forma:

teste:/tmp$ mtr -a 189.135.0.37 www.google.com

Onde 189.135.0.37 é nosso segundo link de internet.Maiores informações sobre o mtr e downloads específicos estão disponíveis em sua home pega em http://www.bitwizard.nl/mtr/ e de sua página de manual.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics