Tratando manchas de espinhas e cravo

Espinhas e cravos estão sempre presente na adolescência e até na fase adulta, são uma tormenta quando deixam aquelas marcas na pele e por mais que se façam tratamentos dos mais variados e por sinal caros não deixam um resultado satisfatório se não forem seguidos a risca. Nos casos mais graves deve-se fazer o uso de antibióticos com a prescrição de um dermatologista, que sempre deve ser consultado sobre o consumo destes medicamentos. Para combater estas manchas existem vários tipos de tratamentos dependendo de cada indivíduo vários deles espalhados pela internet.


A acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilossebáceo, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem - notadamente, a Propionibacterium acnes.

As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto. Surgem também, com menor frequência, nas costas, peito, ombros e braços.

Em seu processo de desenvolvimento a acne adquire diversas formas, representadas a seguir em grau de desenvolvimento e gravidade:

Tipos de lesões

Seborreia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo. Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborreia. Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinoides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.

Cravo: é a lesão mais característica da acne. O cravo fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O cravo aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.

Pápula: é a inflamação do cravo, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do cravo fechado. O cravo aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.

Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.

Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.

Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os queloides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

Algumas formas de diminuir a proliferação :

Higiene da pele: mantenha sua pele limpa com produtos hipoalergênicos e neutros.


Não esprema: espremer espinhas sempre vai deixar marcas na pele, principalmente com as mãos sujas. Evite espremer ou cutucar cravos e espinhas.

Evite o sol: você ficar exposta ao sol prejudica ainda mais sua pele.

Alimentação: procure não ingerir alimentos com gordura, iodo ou excesso de vitamina B12.

Para manchas de espinhas superficiais e leves, os tratamentos caseiros, cremes e fórmulas feitas à base de silicone trazem um bom resultado para pele e resolvendo assim o problema. Agora para manchas de um nível maior, é preciso passar por um tratamento médico com peeling e laser.

Há também o problema hereditário e seu estado de stress que pode abalar seu metabolismo, causando as erupções cultaneas.

Soluções caseiras:

Azeite puro de oliva friccionada sobre as manchas uma vez ao dia pode ajudar a clarear a pele.

Mel misturado com açúcar pode ser um bom esfoliante limpando a pele.

Máscara de babosa também pode ser feita em casa para ajudar na prevenção.

Fazer uma máscara de aveia e água aplicando sobre o local e removendo após secar também produz bom resultado.

A receita abaixo deve ser usada com cuidado se sentir que esta fazendo efeito deve ser descontinuada mas é muito difundida e recebe comentários positivos a seu respeito.

Um vidro de Leite de Colônia de 100ml
5 comprimidos de AAS Adulto (AAS: ácido acetilsalicílico 500 mg)

OU

Um vidro de Leite de colônia de 200 ml
10 comprimidos de AAS Adulto (AAS: ácido acetilsalicílico 500 mg)

Preparo e uso:
Jogue os comprimidos na solução.
Deixe descansar uma noite.
Agite sempre antes de usar.
Limpe a pele com um algodão à noite.
Deixe de 15 a 20 minutos e lave em seguida com o sabão de sua preferência. Se desejar limpar a pele pela manhã, repita o processo e lave em seguida.

Não deixe o produto sobre a pele. Lave com água e sabão e (use filtro solar sempre), beba bastante água diariamente (ajuda a purificar o organismo, eliminar as toxinas e a deixar a pele bonita e hidratada). 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics