Tipos de queijos mineiros

Os queijos em Minas nacionalmente conhecidos são divididos em cinco regiões, que têm características diferentes entre si. Elas são Vertentes, Serro, Araxá, Serra da Canastra e Cerrado (Salitre). Além destes lugares, temos as microrregiões, como Medeiros e São Roque, que mesmo sendo localizados na Canastra são diferentes. Medeiros é árido e São Roque é verde, por exemplo.
Alguns queijos mineirinhos

Alagoa
O queijo Alagoa é feito de leite cru de vaca e tem características que se aproximam do parmesão. É produzido em um região alta e fria (são mais de 1100 metros de altitude) que são as responsáveis por dar o apelido de "A Terra do Queijo Parmesão" à cidade de Alagoa.  Consumido fresco ou curado, o queijo passa por um processo de cozimento, prensa e salgas úmida e seca. Tem casca lisa e é salgado.

Araxá
É um dos tipos um pouco mais ácidos, mas não é muito salgado. Tem textura amanteigada, casca fina e massa amarela clara. A casca é fina e firme e o interior é mais cremoso.

Serra da Canastra
Este tipo de queijo ficou famoso pelos pães de queijo da chef Heloisa Bacellar , do Lá da Venda , em São Paulo. Também é produzido com leite de vaca e quanto mais curado mais picante e firme ele fica. O Canastra é levemente ácido e não muito salgado.

Serra do Salitre (Cerrado)
Tem sabor mais pronunciado, mais salgado e picante. Sua casca é mais dura e ele, geralmente, leva 30 dias de maturação para ser vendido.

Serro
O produto do serro tem sabor suave, aroma floral, acidez e textura lisa. Ele é um queijo mais úmido, já que no momento de retirar o excesso de soro não é usado um tecido chamado "volta ao mundo". O processo é feito com as mãos.

Catauá
É um dos principais queijos produzidos na região de Campos das Vertentes. Ele tem sabor leve e uma maturação média de 25 dias.

Cabacinha
O queijo do tipo mussarela tem massa cozida amarelinha. Ele é moldado manualmente para ganhar o formato da cabaça. A história diz que deste jeito ficava mais fácil estocar o produto nos armazéns.

Requeijão de corte
Produzido em Montes Claros, o requeijão tem cor mais escura e ponto de corte. O sabor lembra o  de doce de leite, graças a um processo de queimar as natas durante a sua produção.


Lembrou do queijo meia cura mineiro? Na verdade, ele deveria se chamar meio maturado.A  cura é o local onde os queijos ficam maturando, ou seja, ficam "envelhecendo" para ganhar novas características de sabor, cor e textura a partir de mudanças químicas e físicas. O meia cura tem um período de maturação pequeno, de uma a cinco semanas.


E sabe que dá para brincar de curar o queijo em casa? É preciso ter paciência para virar o queijo todos os dias e ficar de olho nos possíveis fungos que parecerem. Maya criou um queijo com casca de café, deixando o queijo ser impregnado por espresso e café em pó solúvel.

Última dica de pesquisador de queijo: para saber se o produto está bom para consumo é importante prestar atenção ao cheiro e fazer um truque. "Bata no queijo, ele deve fazer um barulho seco
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics