Obras literárias que vão cair no vestibular

Dando continuidade as obras literárias que irão estar no vestibular segue mais uma lista e livros candidatos a possíveis a algumas questões.

Sentimento do Mundo – Carlos Drummond de Andrade

Livro de poemas modernista, também do período neorrealista, foi escrito no contexto da Segunda Guerra e da Era Vargas. “O aluno costuma ter mais facilidade para compreender os poemas quando sabe dessa relação. Mas é preciso ir além dessa leitura mais imediatista”, diz Fernando.

No vestibular – Buscam a interpretação dos versos relacionados ao contexto histórico e interpretação dos versos independentemente do contexto.

Dificuldade – Própria da linguagem da poesia.
livros do vestibular
Onde costuma cair – Faculdade Cásper Líbero, FGV, Fuvest e Unicamp.

A Cidade e as Serras – Eça de Queirós

Livro do realismo português. A obra é estruturada de maneira espelhada – os mesmos eventos que acontecem na cidade ocorrem na serra. Passa a mensagem de equilíbrio entre a vida nos dois lugares.

No vestibular – Cobram as relações entre as personagens e o protagonista, as diferenças de visão entre a cidade e a serra e como isso aparece na linguagem.

Dificuldade – Alta. “Costuma arrancar reações negativas. Os alunos têm dificuldade em compreender a história e o consideram muito extenso”, afirma o professor.

Onde costuma cair – FGV, Fuvest e Unicamp.

Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett

Obra romântica portuguesa. Conta simultaneamente duas histórias, uma narrativa e outra reflexiva, com ponderações sobre Portugal. A primeira possui grande simbologia e a segunda discorre sobre o desprezo pela cultura e memória portuguesa pelo governo.

No vestibular – Questionam sobre a dimensão alegórica na história narrada a respeito da “menina dos rouxinóis” e a relação com reflexões que o narrador faz em torno de Portugal.

Dificuldade – Altíssima. São necessários conhecimentos sobre o contexto histórico de Portugal, uma realidade distante aos estudantes brasileiros de hoje. Já a narrativa convencional não prende muito a atenção.

Onde costuma cair – Fuvest, Unicamp e PUC-SP.

Eu e Outras Poesias – Augusto dos Anjos

Originalmente publicada em 1912 e reeditada postumamente para incluir outros poemas não lançados, a obra possui influências de diversas correntes literárias, como parnasianismo, simbolismo e mesmo modernismo. Seus assuntos variam, mas há uma repetição da temática do corpo em decomposição enquanto crítica social.

No vestibular – Cobram questões de interpretação e entendimento poético. Às vezes, pedem para fazer a relação com escolas literárias e identificar temas de poemas.

Dificuldade – Alta. O vocabulário é considerado extremamente refinado, mesmo para a época.

Onde costuma cair – Cefet-MG, PUC-Goiás e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – pede o livro Eu).

Navio Negreiro – Castro Alves

Obra romântica de terceira geração. Escapa à concepção de romantismo como fuga de questões sociais, uma vez que trabalha com engajamento político e a luta contra a escravidão. “Mas coloca de maneira sentimental. O olhar é romântico”, conta Fernando.

No vestibular – Questionam a relação dos poemas com a tendência política de luta contra a escravidão.

Dificuldade – Alta em relação ao vocabulário, devido à poesia retórica e a linguagem grandiosa.

Onde costuma cair – Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU – pede o livro O Navio Negreiro e Outros Poemas) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes – O Navio Negreiro e Outros Poemas).

Antologia Poética – Olavo Bilac

O poeta é um dos maiores autores do parnasianismo brasileiro. Sua obra tem linguagem rebuscada, uma vez que o movimento acreditava nisso como vantagem da forma poética. Trata de temas como a figura feminina e a própria poesia. Embora o mote da corrente seja “arte pela arte”, o autor também tem elementos nacionalistas e sensuais.

No vestibular – Pedem normalmente interpretação dos poemas e observação dos recursos linguísticos.

Dificuldade – Alta devido à linguagem.

Onde costuma cair – UFU, UFV, UFVJM, UFLA e UFPB (Pede o livro Os Melhores Poemas de Olavo Bilac).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics