Vai cair no vestibular, obras literárias

Já esta na hora de comer caderno e livro gente, vários vestibulares já estão ai e não adianta deixar pra última hora varias obras literárias são cobradas em diversos vestibulares do pais, então aqui vai uma seleção de algumas possíveis obras literárias indicadas para os vestibulares.
O Cortiço – Aluísio Azevedo

Obra fundamental do naturalismo brasileiro, o livro ajuda a entender melhor o movimento. Possui elementos clássicos dessa corrente do realismo: sexualização dos personagens, redução das pessoas à forma animal e determinismo.

No vestibular – Cobram a relação do enredo do romance com o movimento literário.

Dificuldade – Fácil.

Onde costuma cair – Faculdade Cásper Líbero, Faculdade Getúlio Vargas, Fuvest, Unicamp, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Pernambuco (UPE).

Vidas Secas – Graciliano Ramos

Romance do século 20, do segundo tempo do modernismo brasileiro, conhecido como neorrealismo. Mostra a influência do meio sobre a vida humana em nível também psicológico. “O que Graciliano Ramos questiona é a opressão social”, afirma Fernando Marcílio, professor do Sistema Anglo de Ensino.

No vestibular – Pedem a identificação de como a opressão psicológica é operada no romance – por exemplo, a falta de comunicação e visão que Fabiano tem de si como bicho, o que dificulta sua libertação.

Dificuldade – Não representa dificuldade quanto à compreensão do enredo, mas pode ser difícil entender a complexidade psicológica.

Onde costuma cair – FGV, Fuvest, Unicamp, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), UEA, UEG, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UPE.

Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

Livro do romantismo brasileiro que foge dos padrões convencionais do gênero. Leonardo é uma figura de anti-herói, a “mocinha”, Luisinha, não é caracterizada de forma idealizada como nos romances e não há maniqueísmos. No entanto, é um romance. “Todo romance tinha historia de aventuras e de amor”, afirma o professor de Português.

No vestibular – Cobram a percepção dos traços que não são característicos do romantismo e a relação da obra com o contexto histórico – período Joanino.

Dificuldade – Fácil, exceto o vocabulário da época.

Onde costuma cair – FGV, Fuvest, Unicamp, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e UPE.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

Considerado o primeiro livro realista do Brasil, apresenta visão crítica da sociedade brasileira, como era comum ao movimento, embora o fato de estar morto fuja aos princípios realistas. “Ele fala dos sentimentos humanos. As pequenas canalhices são canalhices do ser humano”, revela Fernando.

No vestibular – Algumas das questões mais complicadas perguntam sobre os mecanismos que mostram a relação de Brás Cubas com as pessoas em sua volta por meio da linguagem dele, denotando a insensibilidade ou violência.

Dificuldade – Alta quanto à compreensão de todas as relações estabelecidas pelo autor.

Onde costuma cair – Faculdade Cásper Líbero, FGV, Fuvest, Unicamp, PUC-SP, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e UPE.

Capitães da Areia – Jorge Amado

Livro do segundo momento do modernismo brasileiro, o neorrealismo – assim como Vidas Secas. A história se passa em ambiente urbano e apresenta sucessão de episódios. “Parece uma história de meninos, quase juvenil, mas não é só isso”, ressalta o professor. O personagem principal passa por um processo de conscientização a respeito da transformação social.

No vestibular – Cobram a relação entre o aprendizado de Pedro e a proposta de uma sociedade comunista e a associação entre os dados históricos e ideais com o enredo.

Dificuldade – Baixa, sem problemas de vocabulário.

Onde costuma cair – FGV, Fuvest, Unicamp, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), UESB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e UFSC.

Til – José de Alencar

Obra do romantismo, serve de contraponto a Memórias de um Sargento de Milícias, por se enquadrar absolutamente nos padrões da corrente. Possui história de amor e aventuras, centrada em uma personagem, Berta, idealização romântica da figura feminina.

No vestibular – Pedem a relação entre personagens e de passagens com o resto do romance, tentando explicar atitudes à luz do enredo.

Dificuldade – Alta, devido ao vocabulário. “E não há grande apreço pela narrativa convencional e pela personagem”, afirma o professor.

Onde costuma cair – Faculdade Cásper Líbero, Fuvest, Unicamp e PUC-SP.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics