Fim do Facebook, em quanto tempo Mark Zuckerberg?

Como tudo nesta vida tem fim ou decadência um gigante das redes sociais pode estar correndo a passos largos para chegar  até onde o esquecido e abandonado orkut se encontra no limbo da internet, vários fatores estão levando a esta tendência que passa exatamente por tudo ter seu auge e ai os possuidores das marcas quererem aumentar seus lucros a qualquer preço e esquecem de algumas regras básicas de etiqueta cibernética.

Um dos erros que Mark Zuckerberg, criador do Facebook e sua equipe de desenvolvedores esta cometendo é retirar bruscamente a intimidade de usuários que mesmo que querem mesmo não sendo possível em mídias sócias se passar anônimos na multidão.

 Ao remover a opção de ocultar perfil na busca por nome o Facebook deu um tiro no próprio pé, pois como a maioria dos jovens que acessa a rede procuram esconder seus atos, ficou muito fácil para os familiares acompanharem os filhos, longe que isto seria uma coisa ruim a nível de controle familiar, mas na realidade qual adolescente quer ser fiscalizado? Impossível não é. E em uma pesquisa recente o Facebook admitiu uma queda no acesso diário ao seu site, em especial entre usuários adolescentes. Segundo uma pesquisa a rede social está perdendo popularidade entre os jovens e adolescentes.
Mark Zuckerberg fundador

A maioria dos jovens ainda mantém o perfil ativo só que  agora eles passam menos tempo na rede social mais famosa do mundo. E a razão é que a diversão foi para outros lugares. Os adolescentes agora estão concentrando suas atividades em outras redes, como Twitter e Instagram, e em aplicativos de mensagens via telefone celular, como o WhatsApp.

Twitter
Segundo a consultoria Piper Jaffray o Twitter se transformou na rede social mais importante para os adolescentes, tirando o Facebook do topo. O uso do Twitter entre jovens cresceu 50% em um ano. "Há um ano, apenas 16% dos usuários jovens usava o Twitter. Agora, um quarto deste grupo usa (o Twitter)".

Thinkstock
Aplicativos de para celulares oferecem, entre outras coisas, privacidade que muitos jovens sentem que perderam ao ser observados por seus pais no Facebook

Outro fator é a idade dos usuários  que em um prazo de dois anos e meio, o usuário médio da rede criada por Mark Zuckeberg "envelheceu" dois anos, enquanto que o da rede concorrente ficou dois anos mais jovem.

WhatsApp
Mas, se o Twitter está destronando o Facebook como mídia social preferida entre os jovens, vale lembrar que o aplicativo WhatsApp tem mais usuários que a rede social dos 140 caracteres.

Para da razão da crescente popularidade do WhatsApp está justamente na busca por mais independência; os jovens se sentem mais à vontade longe da geração de seus pais.

Os aplicativos de mensagem para celulares oferecem, entre outras coisas, esta privacidade que muitos jovens sentem que perderam ao ser observados por seus pais.

Além disso, ao contrário do Facebook, onde os jovens estão abertos a centenas de "amigos" que muitas vezes são pessoas que mal conhecem, estes aplicativos promovem conversas dinâmicas com diferentes grupos de amigos próximos.
 E a disponibilidade é outra vantagem. É muito fácil usar os aplicativos para celular, pois você leva o telefone sempre com você.

"Selfies" são os autorretratos tirados por celulares e postados nas redes sociais
 
"Selfies" são os autorretratos tirados por celulares e postados nas redes sociais
Outro fator que faz com que jovens prefiram usar as redes sociais nos celulares é o aumento dosselfies, as fotos que as pessoas tiram delas mesmas com os celulares ou com uma webcam.

E enviar estas imagens pelo celular é mais seguro do que publicá-las no Facebook.

Os selfies também são os mais populares em um aplicativo chamado Snapchat, que elimina as fotos e mensagens segundos depois de serem vistas.

A tendência é que cada vez mais adolescentes utilizem este tipo de aplicativo e, se admitimos que os jovens são os que marcam as tendências em tecnologia, não passará muito tempo até que estes aplicativos tenham mais usuários adultos também.

O fato é se a galera do Facebook que até teve a honra de virar um filme não quiser amargar o esquecimento daqui alguns anos vai ter que se remodelar e deixar de pensar só em faturar milhões com publicidade e propaganda, eu pessoalmente pensava que o Face iria durar alguma ou algumas décadas mas pelo jeito que lá vão as coisas acho que terei que emprestar um dinheiro ao Mark Zuckerberg daqui a pouco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics