Algumas causas do mau hálito

Algumas das causas mais comuns para o mau hálito são bastante conhecidas – você certamente sabe que precisa escovar os dentes após ingerir algum alimento carregado no alho ou mesmo depois de uma noite de sono. Mas, de acordo com artigo publicado pelo site do jornal Huffington Post, existem outros motivos pouco conhecidos que geram a halitose, o odor causado pelo acúmulo de bactérias na boca e entre os dentes. Confira a seguir.

Medicação
Os remédios não causam o mau cheiro, mas muitos deles têm como efeito colateral a sensação de boca seca. A saliva é essencial para lavar as partículas que produzem o odor, por isso, quanto menos saliva, mais odor. Essencialmente, esta é a mesma razão pela qual acordamos com mau hálito.
Infecções do trato respiratório
Um ataque de bronquite ou mesmo uma gripe pode causar o mau cheiro. De acordo com um relatório de 2006, as infecções do trato respiratório causam mau hálito graças às secreções nasais que passam da garganta para a boca. Sendo assim, problemas como bronquite, pneumonia, sinusite e  gotejamento nasal podem contribuir com este quadro.

Respirar pela boca
Se você é do tipo que respira pela boca, atenção. Além de estar mais propenso a babar enquanto dorme, você pode sentir o crescimento do mau hálito quando acordar. Isso porque, assim como algumas medicações, respirar pela boca corta a saliva. 
mau hálito
Obesidade
Um estudo de 2007 mostrou que pessoas obesas são mais propensas a terem mau hálito, mas uma pesquisa de 2013 deu um passo além deste resultado. O que acontece é que os organismos que vivem no intestino de pessoas obesas podem liberar um gás característico. O micróbio em questão está presente em cerca de 70% das pessoas, mas é maior em 30% delas, provavelmente predispondo essas pessoas à obesidade.

Pouca ingestão de carboidratos
Os fãs da dieta de Atkins irão reconhecer a palavra “cetose”. Este processo de queima de gordura ocorre quando o corpo transforma gorduras e proteínas em energia, uma vez que os carboidratos não estão disponíveis. Neste estado, no entanto, o corpo também libera certas químicas dentro da boca causando o odor – e não do tipo que se resolve escovando os dentes. O ideal é comer tudo com moderação, inclusive os carboidratos.

Condições médicas adjacentes
Se o mau hálito não é “típico”, vale prestar atenção para investigar as causas. O cheiro de peixe pode indicar problemas de rins; assim como o aroma de frutas pode ser diabetes não controladas. Além disso, alguns tipos de câncer produzem químicas no corpo que podem gerar um odor característico; e a azia crônica também pode contribuir para o mau hálito, uma vez que o ácido estomacal está em constante refluxo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics