Texto e reportagem:
Roberta Clarissa Leite.
Alguma vez você parou para pensar que
a ação de realizar uma ligação nos ajuda em inúmeras tarefas, e principalmente
nos poupa tempo. E no setor empresarial, quantas mudanças e facilidades foram
provocadas pela presença do telefone?
Apesar de todas as discussões serem hoje em dia voltadas à internet, as ligações estão presentes e são necessárias para realizar muitas atividades. Vamos voltar um pouco na história.
Apesar de todas as discussões serem hoje em dia voltadas à internet, as ligações estão presentes e são necessárias para realizar muitas atividades. Vamos voltar um pouco na história.
Lá
no início...
O fim da Segunda Guerra Mundial e
toda a revolução tecnológica ocorrida na época descreve um pouco como o uso
dessa ferramenta chegou até nós. Os males que as duas grandes guerras causaram
foram inquestionáveis, porém a comunicação desenvolvida entre os campos de
disputa fizeram países investirem na área de tecnologia e na área da
comunicação. Foi nesse cenário que o aparato da comunicação à longa distância
foi solidificado.
Um
dos primeiros usos no Brasil
No Brasil, no século XIX, no reinado
de D. Pedro II, as chamadas telefônicas eram destinadas para chamar com
urgência seus subordinados. Ainda nesta fase ela não desempenhava o papel que
acabou recebendo posteriormente.
O Brasil e a telefonia móvel
Foi por volta de 1972 que a telefonia móvel veio para o Brasil. Pouco depois do início de 1980 foi definido o padrão americano- o analógico. O outro passo foi o implante da banda de frequência e a padrão E-AMPS(Extended AMPS).
O uso do celular no Brasil
No ranking entre os países com maior uso de celulares, o Brasil está na 4° posição. De acordo com a Anatel, no início de 2013 o país contava a soma de 263 milhões de celulares, esse número resulta em uma relação de quase 133,25 celulares para 100 habitantes.
A
comunicação empresarial via telefonia
A comunicação com os clientes, com os
funcionários e tudo relacionado com este campo empresarial deve ser organizado
para gerar funcionalidade entre a empresa e seus parceiros. Ainda mais com a
importância dos serviços de atendimento ao consumidor, o que resulta em forte
impacto na imagem da empresa.
Agilidade
e organização na sua empresa
Tanto para grandes como para pequenas
empresas é necessário organizar as chamadas e facilitar a comunicação, uma
tecnologia que se encaixa bem é o uso do sistema
Pabx, é usado como ferramenta de
organização na chamadas telefônicas, indicado também para reduzir custos com
telefonia.
O modelo utilizado pela empresa
depende também da necessidade no dia a dia da realização das funções e
comunicação com o público e os clientes, o Pabx é conhecido como troca
automática de ramais privados.
Imagem
positiva para seus clientes
A via de comunicação entre clientes e
empresa é de extrema importância, o feedback da clientela pode trazer
informações adicionais que valorize algumas mudanças dentro da empresa e sobre
suas funções. É melhor ter um canal aberto e tentar resolver pequenos problemas
do que ter o nome da empresa direcionada à reclamações em redes sociais e no
Procon, por exemplo.
É determinante para qualquer empresa
ouvir a opinião do cliente e prestar um serviço melhor, sempre que possível.
Você acha que as empresas têm
comunicação aberta com os clientes?
Texto e reportagem:
Roberta Clarissa Leite.