Você aproveita seu tempo no trânsito engarrafado?


Texto e reportagem: Roberta Clarissa Leite.
Não é difícil imaginar a seguinte cena: motoristas e passageiros entediados no trânsito. Em especial no trânsito em populosas cidades brasileiras, onde o número de veículos cresce a cada dia, e em horas de pico, um trajeto de poucos minutos se torna em longas horas. Com o aumento de frota, falta de investimento em transporte público, e principalmente, planejamento urbanístico inadequado o cenário parece não ter dias para acabar. Há quem opte por bicicletas, ou quando possível, trajetos a pé, mas nem sempre é viável.

No meio de tudo isso, uma coisa prática que você pode fazer é tentar usar seu tempo gasto no trânsito para aprender algo. 

Como aproveitar esse tempo no trânsito?

Já que a mobilidade urbana não é a realidade para os motoristas, é melhor tentar não enlouquecer nas horas perdidas no trânsito, e sim, aproveitá-lo.
A tecnologia neste caso é uma aliada. Com as horas “perdidas” no caminho para o trabalho, por exemplo, você pode estudar uma língua, não é tão difícil como parece. A maioria dos carros está equipado com CD player, escolha um audiobook e escute durante o trajeto, ou um CD que é parte integrante de um curso que você já estuda. 

Um dos exercícios mais importantes para aprender uma língua é treinar a audição, o chamado “listening”, e em um curso de inglês é uma das formas que traz mais resultado no aprendizado.
Essas versões de livros em áudio, são lançados por várias editoras e há oferta para todos os níveis, desde iniciantes até avançados. Com narrações feitas por nativos da língua você terá o conhecimento de uma boa pronúncia. 

Além de conhecer clássicos da literatura que são escolhidos como temas para essas produções, títulos de obras de escritores ingleses e americanos, e também, clássicos de outras línguas mas traduzidos para o inglês, como da literatura francesa e italiana.
Ouvir uma nova língua também ajuda a ativar a memorização. Aprender a utilizar a memória no aprendizado da língua é uma forma de acelerar o conhecimento e a fluência.

Para descansar, a música é uma forma de desestressar, ouvir músicas na língua que você estuda também é um adicional. O estresse é um mal que provoca muitas doenças e por isso durante seu tempo no trânsito é melhor optar por relaxar, já que é nessa hora que o nervosismo e a falta de paciência chegam no ápice. 

Enquanto as mudanças para desafogar as vias brasileiras não parecem ter resultado, cuide da sua saúde. Escolha o que é melhor para passar seu tempo, mas com o cuidado, é claro, de manter a atenção no trânsito.
Como você relaxa no trânsito?


Texto e reportagem: Roberta Clarissa Leite.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics