Hackers conseguem capturar avião não tripulado nos EUA

Você já ouviu falar de aviões não tripulados ,acho que sim e logo logo os EUA estarão  colocando no ar aviões deste modelo mas de grande porte ao invés de só modelos de espionagem ou registradores climáticos .Tudo tranquilo ok, não fosse o fato da segurança desta aeronaves ainda não esta totalmente aprovada como conseguiu provar uma equipe de  Pesquisadores da Universidade do Texas que fizeram um verdadeiro evento midiático para demonstrar que é possível "hackear" um VANT um veículo aéreo não tripulado.
Os EUA planejam uma legislação específica para isso a partir de 2015 colocar aviões não tripulados no ar em grande escala, sobretudo para o transporte de cargas. 

Os pesquisadores reuniram estudantes, a imprensa e convidaram autoridades da aviação civil e militar norte-americana para uma demonstração ao vivo de como se faz para enganar o chamado "drone" e levá-lo para onde o hacker quiser. Na demonstração usaram uma técnica conhecida como spoofing, que consiste em que enviar sinais falsos de GPS para o avião não-tripulado - sem um piloto, tudo o que o VANT tem para se guiar são os sinais de GPS.
Assim, enquanto o avião acredita estar corrigindo sua rota para manter-se no curso, ele na verdade está sendo redirecionado para outro local. Isso já aconteceu na prática no ano passado, quando um avião militar não tripulado dos EUA foi capturado no Irã.

Como a técnica engana os receptores de GPS do avião, tanto em termos de localização quanto de tempo, os especialistas acreditam que o roubo dessas aeronaves é o menor dos problemas: elas poderão ser guiadas para onde o hacker quiser - para chocar-se contra prédios, por exemplo.

Avião da FAB não tripulado
Durante a apresentação, os pesquisadores - na verdade um grupo de estudantes orientados por Clary - tomaram o controle de um helicóptero autônomo de uma distância de 1 km. Já foi anunciado o próximo evento, quando tentarão capturar um VANT de maior porte a 10 km de distância.

O Brasil também já esta operando nesta areá onde desenvolve projetos tanto na Área particular ou militar para aplicações futuras  


Fonte: Portal da Inovação Tecnológica

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics