Chuva de meteoros atinge a Terra este fim de semana

Uma chuva de meteoros Delta-Aquirídeos conhecida por produzir meteoros de brilho amarelo, esta prevista para ocorrer neste fim de semana e poderá ser visto a olho nu em todo o globo, o fenômeno possui este nome por ocorrer na constelação de Aquário, de onde os meteoros parecem surgir.



Calcula-se que vão cair aproximadamente 20 meteoros por hora no ápice do evento, às 4h da manhã do domingo (29).

De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo João Paulo Delicato, esta chuva de meteoros não será muito forte, mas mesmo assim com alguma sorte poderá ser observada no Brasil. Em Mato Grosso, existe maior  possibilidade de ver o fenômeno a olho nu.

Não se sabe exatamente qual o objeto responsável pela trilha de fragmentos, mas acredita-se que seja provocada pelo cometa periódico 96P/Machholz 2.

meteorito encontrado na Terra
Quem quiser olhar o fenômeno, deve olhar para a direção nordeste, depois das 2 horas da manhã de domingo - madrugada de sábado para domingo. Há também uma rara chance do fenômeno se repetir na noite de domingo para segunda. “O observador deve apenas procurar um local seguro, sem luz artificial por perto, e sentar-se em uma cadeira reclinável com um bom copo de café ou chocolate quente” - frisou.


Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa através da trajetória dos detritos deixados pela cauda de um cometa. Neste momento, tais partículas se encontram com nossa atmosfera na incrível velocidade de 41 km/s, produzindo o fenômeno popularmente chamado de “estrelas cadentes”.

  Veja: também: asteroide passa próximo ao nosso planeta no dia 15 defevereiro de 2013

Delta de Aquário se localiza a 160 anos-luz de distância, aproximadamente 1500 trilhões de quilômetros, enquanto as chuvas de meteoros acontecem a cerca de 100 km de altitude.
 
Fonte: Planetário de São Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics