Pizza em bolinhas

Receita de pizza, esta além de deliciosa tem um formato todo original, mas você sabia que a origem da pizza nao é bem italiana ? É isto mesmo confira aqui esta história é prove esta iguaria.

A história da pizza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5000 anos. A massa era chamada de "pão de abraão", muito parecida com os pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

Agora que já sabemos mais um pouquinho vamos a ela.

 Ingredientes

    200 Grama(s) de queijo provolone ralado no ralo grosso
    200 Grama(s) de linguiça calabresa ralada no ralo grosso
    1 Lata de molho de tomate
    200 Grama(s) de queijo mussarela ralado no ralo grosso (para cobertura)
    2 Unidade(s) de tabletes de fermento biológico (30 g)
    1 Colher(es) de sopa de açúcar
    1 Xícara(s) de leite
    4 Xícara(s) de farinha de trigo
    1 Unidade(s) de tablete de margarina culinária (100 g)
    2 Unidade(s) de ovos
    1 Xícara(s) de amido de milho Maizena®
    2 Colher(es) de chá de sal
    3 Colher(es) de sopa de manjericão picado


    Modo de Preparo

 1. Em uma tigela grande, esfarele os tabletes de fermento, junte o açúcar e misture até ficar líquido.
 2. Aqueça 1 xícara (chá) de leite até ficar morno e junte à mistura do fermento. Adicione meia (chá) da farinha. Misture, cubra e deixe crescer por 15 minutos.
 3. Acrescente a margarina, os ovos, o leite restante, o amido de milho Maizena® e o sal. Misture com uma colher até ficar pastoso.
 4. Adicione, aos poucos, o restante da farinha e amasse até soltar das mãos.
 5. Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e sove até ficar lisa. Cubra e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume.
 6. Em uma tigela, misture o manjericão, o queijo provolone e a linguiça. Reserve.
 7. Unte duas fôrmas para pizza grande (35 cm de diâmetro). Reserve.
 8. Divida a massa em 100 porções. Distribua o recheio entre as porções de massa e modele no formato de bolinhas.
 9. Arrume 50 bolinhas em uma das assadeiras reservadas, colocando uma ao lado da outra. Repita a operação com as bolinhas restantes na outra assadeira reservada. Cubra e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume.
 10. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
 11. Pincele com a gema e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar.
 12. Retire do forno, cubra com o molho e polvilhe a mussarela. Leve novamente ao forno por mais     10 minutos ou até o queijo derreter. Sirva em seguida.
 13. Variação: Se preferir, substitua o recheio de queijo provolone por mussarela e lingüiça calabresa por salame.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics