Meteoro cai e faz estrago na Russia

Incrível!! Para quem ainda duvida que o impacto de um meteoro possa ter quase exterminado totalmente a vida na Terra a milhões de anos atrás, o fim da tarde de 15 de fevereiro de 2013 ficara marcado por uma grande demonstração de poder de destruição de um pequeno asteroide estimado em 10 toneladas, que caiu na região dos Montes Urais, na Rússia, segundo as autoridades locais Cerca de mil e 100 pessoas ficaram feridas, entre elas 200 crianças.

Meteoro cai e faz estrago na RussiaParte da rocha atingiu um lago na pequena cidade de Chebarkul, causando pânico entre moradores de todos os arredores. A onda de choque causada pelo fenômeno destruiu janelas e balançou prédios, enquanto equipes de resgate foram deslocadas para socorrer a população.A Academia Russa de Ciências foi quem estimou o tamanho do meteoro. Fontes da agência de notícias Russian TV afirmam que o governo russo teria interceptado a rocha, que se desintegrou e caiu em três cidades, mas nada foi confirmado oficialmente até o momento.

Testemunhas contam que avistaram uma bola de fogo no céu, seguida de um flash e luz e o barulho de uma grande explosão. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
      

- Nós vimos um grande flash de luz. Então, saímos para ver o que estava acontecendo e escutamos um som muito alto, como se fosse um trovão - disse Sergey Hametov, morador da região de Chelyabinsk, onde se acredita que a maior parte do meteoro tenha caído.

Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais, disse que estava indo para o trabalho quando viu o meteoro. Com o clarão, ele sentiu como se tivesse ficado cego.

- Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia. Senti-me como se estivesse ficado cego pela luz - acrescentou.

A região de Chelyabinsk, a cerca de 1.500 quilômetros de Moscou, abriga diversas fábricas, uma usina nuclear e o centro Mayak de armazenamento e tratamento de lixo atômico. A cidade de Chebarkul, alvo da rocha, tem 46 mil habitantes.

Embora incidentes deste tipo sejam raros. Outro meteorito devastou uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908. diferente de antigamente não houve registro ao vivo deste acontecimento o que ha são fotos e filmes gravados apos a explosão.
  
Meteoro cai e faz estrago na Russia
região da Siberia atingida por um meteoro em 1908
      
Não se sabe ainda se este meteorito possa ter acompanhado o asteroide 2012 DA14 que passaria próximo a Terra nesta mesma sexta feira, este uma rocha espacial com cerca de 50 metros de diâmetro conforme já havia sido noticiado aqui no Geral da Net.

Segundo a NASA, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta nesta passagem nem no futuro próximo. Como a Terra orbita o Sol a uma velocidade média de cerca de 100 mil km/h, o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.

Fonte: The Sun
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Analytics